Sim, custei muito e relutei muito para escrever esse post. Isso porque o episódio me deixou com muitos pensamentos e demorei um tempo para conseguir organizar tudo....
Primeiramente deixo claro e explícita a minha indignação com a "saída" do Klaus para o The Originals e toda a trama que se armou em New Orleans. Necessária para a nova série, eu sei, mas uma enorme perda para TVD, já que Klaus+Caroline protagonizam, hoje, o melhor casal do seriado #prontofalei
Que maravilha esse season finale, não acharam? Eu achei. Primeiro porque a trama morna do início da temporada foi evoluindo legal. E por mais sem paciência que a Elena-Sired, depois Elena-chorona, depois Elena-TurnedOff tivesse me deixado, fica claro nesse fim o quanto esse processo foi importante para que ela lidasse com a perda do Jeremy e sua afirmação/paz com a condição de vampira.
Por mais que eu curta o casal Matt e Rebekah achei a trama deles bem paralela e só deixou cada vez mais clara a saída dela para o The Originals. Fiquei feliz com a proposta do Matt viajar, conhecer o mundo com ela, espero que ele volte para a 5a temporada bem mais "homem".
A morte de Bonnie no final do episódio anterior foi uma coisa que me agradou. Eu estava simplesmente cansada daquela moça sempre sendo a resposta para todos os problemas e ela nunca será uma Willow, então, que parem de tentar e virem a série pra outro lado.
A volta de Lexie foi perfeita para o momento do Stefan. Aliás, vou parar por aqui antes de reclamar da falta de trama do Stefan e esperar para voltar nisso no final do post.
No meio de tudo que acontece, temos a Caroline tentando fazer com que a festa de formatura ainda ocorra como o planejado! Amo-a! "It is our rite of freaking passage"
O breve retorno de Klaus para salvar a "vida" de Damon e dar um tchauzinho para a Caroline foi tudo de bom! Que personagem ótimo! Ele permitir o retorno de Tyler acredito que vai ajudar a Caroline a ver o quanto ela realmente deve ficar com Klaus. Claro que, no início acho que ela vai namorar o Ty por um tempo, mas mais pra frente no seriado, é inevitável que ela fique com o K. Nunca vou esquecer ele falando que quer ser o último amor da Caroline.. fofo!
Ao menos o que eu tanto esperei nessas 4 temporadas custou mas aconteceu: a declaração de Elena a Damon. Durante esse tempo em que vi o episódio e não escrevi nada aqui, pensei e pensei sobre isso. Finalmente entendi (pelo menos para mim) por que ela ficar com Damon e não com Stefan é tão lógico. Para mim (que isso fique bem claro) Stefan nunca se apaixonou por Elena, era sempre uma cópia da Katherine, que ele nunca superou, e o fato de ele virar aquele assassino sem humanidade por anos afora deixa isso bem claro. O fato dele perseguir Elena justamente por ela ser igual à Katherine (e não por ser Elena) é que prova que ele não deve ficar com ela. Enquanto Damon e Elena se apaixonaram mutuamente pelo que eles eram em si, de verdade, com seus defeitos e qualidades, com as coisas que cada um despertava no outro, seja discordando ou agindo em favor de algo juntos. Aconteceu ali uma cumplicidade não antes vista no seriado. A veracidade da relação dos dois é evidente. Ao contrário do que foi a relação de Demon com Katherine, ele superou a Bitch. Ele ama Elena pelo que ela é, não pelo que ela parece ou não com a Kat. O mesmo serve para ela que o ama pelo que ele é e isso fica claro no "discurso" dele antes da moça se declarar.
No final das contas, Stefan precisa engolir, de um jeito ou de outro, que perdeu a Elena desde que Damon botou os pés naquela mansão.
Se a morte de Bonnie me deixava feliz por encerrar com a parte "mala" do elenco de vez, lá vai a rainha mala e traz de volta o Jeremy. Mala mór. Quem aguenta?
Antes de voltar ao tema "Stefan" sem trama para a próxima temporada, como comecei no post, vamos falar sobre o segundo melhor cliffhanger desse episódio: o destino da cura! Vamos falar sério: quem aí imaginou a cura indo para a Kat? Aposto que praticamente ninguém. Eu sei que eu não. Imaginei a Caroline, o Stefan, até o Damon, odiando em último caso que fosse a própria Elena, mas a Katerina Petrova humana é demais para mim! Que fantástico isso para o seriado! Quando eu achei que toda a trama em torno da Kat e doopelgangers e etc estava bem morna lá vai a Elena e literalmente enfia goela abaixo a cura na Kat. Adorei! Vai ser uma mudança de ângulo muito interessante para o seriado. Teremos que aprender a lidar com uma Katherine emotiva? frágil?
E quando eu digo que TVD tem uma mitologia dinâmica e muito boa entra esse fantástico cliffhanger para a 5a temporada! Quem iria imaginar? Aposto que ninguém. Silas tendo como doopelganger Stefan abre um leque incrível para o seriado! Foi uma novidade imprevisível e genial. Teria Elena/Katherina uma "Silas" por sua vez? E mais: precisando existir um equilíbrio universal, gerado pelos doopelgangers, isso significa que existe uma cópia do Stefan só que vivo, mortal? Ou mais: seria Quetisyah a imortal que gerou as cópias Elena e Kat? Estaria Stefan apaixonado por Kat, depois Elena seguindo um padrão de Silas e Quetisyah? Certamente o seriado coloca um nó na cabeça de todo mundo com essa informação e nos deixa curiosíssimos para ver como vai se desenvolver a quinta temporada.
Peço desculpas pela demora na postagem mas foi necessária a reflexão! E agora, que chegue outubro logo!!
XOXO