É só começar a tocar Carry On My Wayward Son que já dá um arrepio na nuca e uma certeza de que é um season finale de Supernatural. Há anos com essa tradição da música para embalar o ápice das temporadas, o episódio dessa vez não podemos dizer que foi ruim, mas fez o possível com as cartas que lhe foram dadas durante toda essa 8a.
Fato é que desde que Sam/Lúcifer foi para o inferno e assim findou-se a 5a temporada, não temos mais muita história para contar e a coisa vem se arrastando. Percebe-se desde o final da 7a temporada uma tentativa de unir todas as forças que foram "enfiadas" na história de um jeito ou de outro e, com isso, dar um propósito de existência à Castiel e Crawley. Acontece que isso, de fato, não aconteceu.
Deixando as críticas de lado vamos ao que temos de positivo no episódio. Para mim, a melhor parte sem competição foi o exorcismo de Crawley. Nunca, mas nunca mesmo eu pensaria que este - senhor do inferno - seria a escolha dos irmãos Winchester para "testar" o ritual. De qualquer maneira, Crawley tinha deixado claro que afastaria todos os seus demônios de qualquer contato com os rapazes e, com Abaddon solto no mundo, ficamos com apenas essa escolha no mercado. Mas confesso que eu não tinha imaginado isso possível. E o que é pior: funcionando! A cena do Crowley dizendo que não saberia por onde começar a pedir perdão à Deus foi fantástica. Ele segue sendo o melhor ator do seriado e é fato.
No final, achei justo o sacrifício do Sam não acontecer. Finalmente percebemos uma honesta cumplicidade entre os irmãos e um perdão sincero que vêm se construindo há pelo menos umas 3 temporadas de rancor entre os dois. Sempre é possível uma "outra opção" e eles de certo vão encontrar, sem precisar matar o rapaz NOVAMENTE!
Castiel voltar para a terra como um zé-ninguém foi bem desnecessário assim como toda a trama em torno de Metatron. Bem como a chata da Naomi que foi boa, foi ruim, foi boa e morreu.
Ao fim, Sam vivo, Crawley bom (?) e anjos caindo do céu feito Lúcifer. Ao menos dessa vez ficamos com um cliffhanger para a próxima temporada. Não que eu esteja super curiosa para saber o que acontecerá com os anjos. Mais para saber sobre o Crawley mesmo. Aliás, se eles conseguem curar demônios podem mesmo seguir fazendo isso mas e os anjos? Como resolve? Ok, um pouco curiosa.
XOXO